NO AR: OS OPERÁRIOS DA PALAVRA

terça-feira, 8 de abril de 2014

“Lago Novo” atrai olhares para Toledo - Ricardo Oliveira

Parque do Povo é nova opção de lazer do Oeste paranaense




Se você está cansado dos finais de semana tumultuados nos shoppings, praças e lagos de Cascavel ou Toledo, ou está procurando uma nova opção de lazer na região Oeste do Paraná, você tem uma nova opção. Inaugurado em 2011, o Parque do Povo Cláudio Luiz Hoffmann ou popularmente conhecido como “Lago Novo”, em Toledo, atrai olhares e pessoas de todos os cantos do Brasil por sua grandiosidade e beleza.

A área fica às margens da PRT 467 e segue o prolongamento da Rua 13 de abril, na Vila Industrial, região norte da cidade. O espaço conta com pistas de caminhada, deck (caminhos feitos de tábuas para delimitar áreas no jardim), cascatas, banheiros, fontes de água e um amplo espaço arborizado para descanso e leitura. A obra, que tem 14,2 alqueires, necessitou de um investimento de R$ 5,3 milhões por meio da captação de recursos federais e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), aliando o desenvolvimento e preservação ambiental.

José Carlos Schiavinato, ex-prefeito da cidade e executor da obra, revela que o objetivo principal do projeto foi criar um espaço ambientalmente correto para resgatar a participação das famílias em espaços públicos. “O parque urbano fortalece e une as pessoas. Parece que deu certo”, enfatiza José Carlos.

Para ele a criação do Parque do Povo Claudio Luiz Hoffmann ajudou em vários aspectos econômicos, como a valorização da região norte de Toledo. “Isso proporcionou para a cidade um ganho de capital incalculável. Além das pessoas que residem nas proximidades, aquelas que habitam a parte norte do município também estão frequentando. Isso foi excelente”.

Comunidade avalia iniciativa

Os moradores aprovam o local. O fotógrafo César Silva, 39, conta que vai ao Parque do Povo pelo menos duas ou três vezes por mês para andar de bicicleta com os filhos e sobrinho. “Nos demais finais de semana eu costumo ir ao Lago Municipal de Toledo e ao kartódromo, o qual foi desativado e se transformou em um local de lazer aqui na cidade”.

No entanto, não são apenas os paranaenses da região que se encantam com o Parque do Povo. Quem vem de longe se surpreende com a obra. No dia em que o Unifatos foi a campo para conferir as belezas do local, o paulista Rafael Diemerson, 20, estava por lá e diz que gostou: “É um espaço muito bonito, bem familiar”.

O toledano Ubirajara Ferreira, 40, ressalta a importância de cuidar da saúde e alia o bem-estar a espaços como o parque urbano. “Toledo precisava de lugares como esse para as famílias passearem nos finais de semana. Aqui é bom, porque cada vez mais as pessoas procuram ser saudáveis e procuram espaços como esse para cuidar da saúde”. Ferreira já residiu em Cascavel por seis anos e compara o Lago Municipal de Cascavel ao Parque do Povo. “Os dois precisam de policiamento, porque muitas pessoas que procuram uma melhor qualidade de vida saem à noite para se exercitar, e aqui, por ser ‘retirado’ fica complicado quando escurece. Precisamos também de lanchonetes, aqui no Lago Novo”, ressalta.

Investimentos

O projeto original do parque urbano não contempla a implantação de lanchonetes ou qualquer outro tipo de quiosques, pois visa o desenvolvimento consciente e a preservação ambiental. Além desse aspecto, grande parte dos entrevistados acredita que o espaço precise apenas de iluminação durante a noite, pois pessoas más intencionadas vandalizam o local durante esse período.

A pedagoga Lúcia Vieira, 40, é enfática em relação a área de lazer: “Toda a população de Toledo gosta do Parque do Povo”. Lúcia, ao contrário dos demais entrevistados, no entanto, não concorda com a iluminação do local no fim do dia. “Acredito que a iluminação será instalada, pois está no projeto. Porém, a prefeitura irá criar novos problemas iluminando esse local durante a noite”.

Parque do Povo/ foto: Ricardo Oliveira















Texto de Ricardo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário