Inadimplência
aumenta 17% em relação ao mesmo período de 2012, afirma gerente do SCPC
Consumir é, sem dúvidas, um dos desejos mais insaciáveis
do ser humano. A busca pelo novo, o desejo de ter, por vezes move os
sentimentos e as atitudes das pessoas fazendo com que o consumo se torne
exagerado. O que não se pode esquecer é
que quem compra, também deve pagar. Com o aumento das vendas, cresce também o
número de inadimplentes, que principalmente no começo do ano, caem na tentação
das promoções parceladas e gastam mais do que podem.
“No início do ano fiz alguns parcelamentos sem pensar.
Acho que vou demorar mais uns 60 dias para conseguir regularizar minhas
dívidas, gastei mais do que podia”, lamenta a consumidora Marlene Silvério.
Conforme o gerente do Serviço Central de Proteção ao
Crédito - SCPC, Leopoldo Furlan, Marlene é apenas uma dos 6 mil consumidores a
mais na lista de maus pagadores. “Se compararmos os primeiros quatro meses
deste ano com o mesmo período do ano passado temos o aumento de 17% de
inadimplência”. Leopoldo comenta ainda que muitos não pagam seus débitos e
esperam passar os cinco anos que é o prazo para “caducar”, ou prescrever a
dívida, o que prejudica ainda mais os comerciantes. “A inadimplência deixa um rombo de em média
R$ 900 mil por mês no comércio de Cascavel”, afirma o gerente.
Para o comerciante, a falta de pagamento afeta tanto os
vendedores quanto os clientes que pagam em dia. “Tenho uma loja de calçados e
desde outubro do ano passado percebi um aumento da inadimplência, deixei de
receber cerca de 5% das compras parceladas”, protesta o comerciante Roberto
Schiffer. “O dinheiro que deixamos de receber tem impacto no preço do produto,
temos dificuldade para fazer promoções e dar descontos, porque já deixamos de
receber muita coisa”.
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Texto de Maximiliane Veiga |
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