NO AR: OS OPERÁRIOS DA PALAVRA

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Deus digita certo por teclados tortos - Maximiliane Veiga

A tecnologia se tornou “um bom pastor” no quesito aproximar, ainda mais, as ovelhas do rebanho. 







Projeto Outra Pauta - Jornal Gazeta do Paraná
 
Acordar cedo no sábado de manhã, brigar com a preguiça – “que é pecado, menina!” – se esforçar para levantar, e não faltar mais que três vezes no ano para não reprovar. Colocar o “Crescer em Comunhão” de capa colorida de baixo do braço, rever os colegas da escola e ouvir a tia falar de Jesus e do Espírito Santo. Se você foi criado dentro da doutrina Católica sabe do que eu estou falando. A sua história pode até ser um pouco diferente da minha, mas se você recebeu os três primeiros Sacramentos Católicos – Batismo, Crisma e Eucaristia – precisou passar pela catequese. O objetivo do catecismo é ensinar sobre a religião cristã, seus princípios e seus códigos morais, sendo baseado nas Escrituras da Bíblia. Ir para a catequese, quem nunca? Bom, se você disse “Eu nunca”, calma ai que a igreja tem a solução.



Se você tornou-se Católico depois de “gente grande”, está estudando, trabalha ou dá aulas em uma faculdade e não tem tempo de fazer a catequese presencial, agora, graças a tecnologia você poderá receber os Sacramentos depois de fazer a Catequese Online. A Arquidiocese de Cascavel oferta à comunidade um curso ao estilo “ensino a distância para cristãos”. A ideia veio das irmãs da Pastoral Universitária, juntamente do Arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, em 2008.



“A Catequese Online nasceu de uma necessidade, pois sabemos das dificuldades dos acadêmicos, professores e funcionários em ter tempo disponível para realizar a catequese. Foi algo que a irmã Lourdes Zanini e o Dom Mauro perceberam e resolveram criar”, explica a irmã Anelise Bettio, da Congregação das Irmãs de Santa Marcelina, responsáveis pela Pastoral Universitária.



O curso acontece como um ensino a distância, depois de responder um questionário e se cadastrar, os alunos tem acesso a um portal onde é disponibilizado todo o conteúdo referente à catequese. O catequizando estuda as lições, responde as perguntas e envia para o catequista que serve como um tutor no EAD Cristão. Se o aluno concluir as cinco etapas já pode agendar, com a Pastoral Universitária, a data da celebração dos Sacramentos. No primeiro ano seis universitários concluíram o curso e atualmente a Catequese Online atende 23 catequizandos.



A tecnologia – usada da maneira certa – é realmente coisa de Deus. Com o seu avanço tudo ficou mais acessível e até a igreja se adequou. “Avança para águas mais profundas”, disse Jesus e foi isso mesmo que a igreja fez, entrou na onda da internet e está usando a ferramenta a seu favor, aumentando e cativando as ovelhas do rebanho. O Papa Emérito Bento XVI criou um Twitter para se relacionar com fiéis do mundo todo, padres e pastores criaram contas no Facebook para espalhar as suas palavras de fé, as igrejas criaram sites para compartilhar informações com os fiéis, até as missas e cultos deram adeus aos folhetinhos e agora, em grande parte das igrejas, toda a celebração é apresentada em data show. Se você foi viajar e esqueceu-se de pagar o dízimo, não tem problema, você pode acertar seu débito através de transições de e-banking, e se não puder participar do culto da semana é só ligar o computador, tem igrejas que gravam o encontro na sede e compartilham via satélite com todas as outras filiais. Mas lembrando que não são todas as religiões que aderem esses meios tecnológicos.



A doutrina Metodista é uma das mais antigas e tradicionais igrejas do mundo. A igreja Metodista Espaço Vida, que está há 47 anos em Cascavel, também utiliza a internet para divulgar a palavra de Deus e os ensinamentos que a doutrina prega. Na plataforma online são divulgados os eventos que a igreja organiza ou participa, disponibilizam informações, fotos e testemunhos. Também se tem a oportunidade de assistir o culto ao vivo, através de vídeos, e pedir orações. O Informe Metodista é um produto audiovisual criado pela igreja para divulgar as informações, avisos e a programação, e divulgar no Facebook, além de apresentar aos fiéis antes e depois do culto. São os próprios adeptos da doutrina que produzem os vídeos.

“A tecnologia ajuda muito a igreja, pois além de fazê-la crescer, aproxima o fiel e os mantém unidos”, explica Paulo Alexandre de Oliveira, Coordenador do Ministério da Comunicação da Igreja Metodista Espaço Vida. “Mesmo que o fiel esteja viajando, ele não vai perder o culto daquela semana, por que pode vê-lo pela internet”, acrescenta.



Os jovens sempre são os mais envolvidos com o mundo tecnológico, e a galera da Rede Jovem Metodista de Cascavel não fica fora dessa estatística. Eles possuem uma fanpage no Facebook, com mais de mil curtidas, onde postam vídeos e fotos dos eventos que participam, espalhando a palavra de Deus pela rede.

“Mais de 90% dos fiéis tem e-mail e Facebook, isso facilita muito. É uma forma da igreja estar perto de quem está longe. É uma ferramenta que aos poucos vamos aprendendo a usar a nosso favor”.



A Doutrina Espírita também aderiu a tecnologia, o site da Federação Espírita do Paraná disponibiliza, aos curiosos e amantes do espiritismo, a biblioteca virtual, uma plataforma com diversos livros, nacionais e internacionais, sobre o tema. Outra ideia criativa é o “Correio Fraterno”, através dele você pode enviar cartões virtuais com mensagens de otimismo, ou do evangelho do espiritismo, aos seus familiares e amigos. A Federação tem sede em Curitiba.

O Centro Espírita Irmãos de Boa Vontade, aqui de Cascavel é vinculado à 10ª URE – União Regional Espírita, “braço direito” da Federação Espírita do Paraná. No Centro, a tecnologia também está presente nos encontros, além da utilização do e-mail para contato com os fiéis, nas apresentações são utilizados computadores e retroprojetores. No Facebook são disponibilizadas fotos, vídeos, mensagens e orações às 201 pessoas que curtem a página. As principais formas de divulgação da doutrina são sites, redes sociais, TV e rádio. “Falando de uma doutrina que prega a evolução do ser através dos tempos, é para ela natural permear todos os meios tecnológicos a disposição para levar sua mensagem aos corações com maior facilidade e abrangência, nada de conservadorismo ou de estranho”, explica o dirigente do Centro Espírita, José Eduardo Caminha, que há 24 anos participa da doutrina Espírita.



Deus não criou a tecnologia no 8° dia, ele resolveu esperar um pouco mais. Mas quando finalmente decidiu dar de presente à humanidade algo que facilitaria as suas vidas ele não pensou duas vezes. Na era da agilidade, da pressa, da facilidade, da comunicação em massa, não poderia ser melhor. Agora, nesta nova fase, Deus digita certo por teclados tortos.


Texto de Maximiliane Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário