NO AR: OS OPERÁRIOS DA PALAVRA

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Deseja adicionar ao seu carrinho de compras? Maximiliane Veiga

As vendas online deram capacidade de alcançar mercado e conquistar clientes, sem pagar muito por isso.




 Projeto Outra Pauta - Jornal Gazeta do Paraná





Seu cadastro em nosso site foi realizado com sucesso, agora você já pode adquirir todas as informações presentes nessa matéria. Seu carrinho de compras está vazio, comece a adquirir informações agora!


Consumir é, sem dúvidas, um dos desejos mais insaciáveis dos seres humanos. A busca pelo novo, o desejo de ter, por vezes move os sentimentos e as atitudes das pessoas. Com isso, o comércio está cada dia mais competitivo, e para inovar a opção do momento são as vendas online. Nos últimos anos – desde o início da década de 90, mais precisamente – comerciantes vem utilizando a rede mundial de computadores como uma ferramenta aliada no processo de comercialização. A facilidade que a internet proporciona para os consumidores e os baixos custos para os comerciantes fazem com que alguns empresários mudem o ramo de trabalho das vendas tradicionais, em lojas físicas, para se dedicar apenas às vendas online. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas pela internet cresceram 29% em 2013. 
 

Todo internauta que se preze já ouviu falar ou viu sites como a Dafiti, Netshoes, Walmart, B2W (Americanas, Submarino e Shoptime), Comprafácil.com, Aliexpress, Amazon – e não tem como não ver, eles ficam piscando o tempo todo nos sites que você entra, só para chamar atenção –, enfim, das grandes lojas online presentes no Brasil e no mundo, onde um clique é capaz de te fazer comprar produtos do outro lado do planeta. Mas não são apenas as grandes empresas que podem optar pelo ecommerce, em Cascavel já tem quem esteja usando a internet a seu favor e colocando os produtos a disposição dos cliques. 
 

Evandro Marasca está há 20 anos na cidade, e é o proprietário da empresa online All Imported, responsável por vender suplementos alimentares importados. Segundo ele, a opção por fazer negócios pela internet veio por ser mais cômodo e mais visível aos compradores. “A internet serve como uma grande vitrine disponível 24 horas para seus produtos. Eles podem ser expostos através de fotos, ter a qualidade reforçada com os comentários dos compradores e disponibilizar o preço com as taxas e os fretes. Tudo isso a distância e com o esforço de um só clique”, enfatiza Evandro. 
 

A farmacêutica Samantha Bautitz Nesello, sócia-proprietária da empresa PaulSam Import, que está há 11 meses no mercado, reforça a colocação de Evandro e comenta que atualmente as pessoas prezam pela tranquilidade de receber os produtos em casa. “Trabalhamos com todas as marcas de perfumes importados e cosméticos em geral. Buscamos o ramo de vendas online por que ele tem se alavancado a cada dia, as pessoas encontram nesse meio a facilidade de adquirir seus produtos preferidos sem sair de casa, optando pela comodidade”, completa Samantha. “Os clientes podem se comunicar a qualquer momento com a empresa, pois através dos celulares as pessoas estão sempre conectadas, recebendo a todo momento as novidades apresentadas pela empresa, esclarecendo suas dúvidas e realizando suas compras com uma simples conversa pela tela do celular”, explica. 
 

Além da facilidade que a internet oferece, os custos de uma loja física são muito altos em comparação ao de uma plataforma na rede. “A venda online diminui as despesas já que não precisa pagar aluguel, funcionários e tudo que uma loja física necessita”, enfatiza o empresário.

A All Imported já existe há quatro anos e segundo Evandro, tem dado bons frutos. “Tenho um bom retorno financeiro, pois com esse valor consigo manter minhas despesas pessoais e uma reserva econômica para ser investida na empresa. Temos vários clientes fiéis que compram constantemente e os números vem crescendo, principalmente pela indicação dos novos clientes”, conta orgulhoso. E como para a internet não existem fronteiras, o empreendimento de Evandro busca decolar e alcançar novos rumos. “Temos planos para expandir a empresa, por enquanto só efetuamos vendas dentro de nosso estado, a partir de fevereiro de 2015 atenderemos a nível nacional”.

Para os clientes virtuais, amantes da facilidade da internet, as compras se tornam mais prazerosas utilizando o mouse. “Adoro comprar no meu tempo, com tranquilidade, e a internet me proporciona isso. Nem sempre estou com vontade de pegar o carro e ir a uma loja, assim a compra online me dá conforto e praticidade”, conta a jornalista Jackline Thomann Moreira, que compra pela internet há seis anos. Segundo ela, adquirir os produtos sem sair de casa tem suas vantagens. “Não se estressar com movimento dentro de lojas; a forma de pagamento é sempre facilitada; o prazo de entrega é rápido e o produto chega na sua casa; é muito mais cômodo e prático”, explica.



Desconfiança na hora de encher o carrinho

As dificuldades de visualização do produto ou a má-fé dos vendedores ainda assustam

A falta de informações sobre os produtos, seus fornecedores, as formas de pagamento e as condições das mercadorias sempre foram as sombras do comércio eletrônico, pois muitos vendedores irresponsáveis usam da má-fé e trazem grandes dores de cabeça aos compradores. A cada cem pessoas que entram em uma loja virtual, apenas duas ou três finalizam a compra. (Dados do site ecommerce Brasil, 2012).

O professor Vilson Ismério comenta que não compra pela internet por não saber como será o produto e com quem está lidando por trás da tela computador. “Existem sites que não são confiáveis e às vezes o produto não é aquilo que aparentava na foto. Muitas empresas ainda pecam em relação aos tamanhos disponíveis e a qualidade do produto. Você não o vê e não o sente e ai se decepciona com o que recebe, prefiro comprar pessoalmente”, explica o professor.

Mas as leis para o comércio pela internet foram atualizadas com sucesso, em maio de 2013. Segundo o site ecommerce Brasil, as novas regras colocam que a partir de agora o comércio eletrônico deve ser mais claro e transparente ao consumidor que quiser adquirir seus produtos e serviços através da Web. O comerciante deve também respeitar o direito de arrependimento do comprador e apresentar as condições das ofertas e a regulamentação das compras coletivas. Cabe aos fornecedores garantirem aos seus clientes o maior número de informações possíveis relativas ao negócio, porém a fiscalização deve ser feita pelo próprio consumidor, que deve denunciar as empresas virtuais que desrespeitarem qualquer direito.



E então, já decidiu se deseja adicionar essa matéria ao seu carrinho de compras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário